Cruz Vermelha São Paulo no GIFE 2025
A Cruz Vermelha São Paulo marcou presença na 13ª edição do Congresso GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), que trouxe a descentralização como tema central para discutir os rumos da filantropia no Brasil.
Durante três dias de intensas trocas, Gustavo Abrahão (diretor escolar no CEFOR) e Jorge Andreatta (gerente de projetos sociais e voluntariado) acompanharam os debates sobre:
Democracia;
Justiça social;
Crise climática;
Tecnologia;
Cultura;
Descentralização de recursos e a urgência de fortalecer as organizações da sociedade civil.
O evento reafirmou diretrizes fundamentais para uma atuação mais eficaz, democrática e comprometida com as reais necessidades dos territórios. Entre elas, a escuta ativa como base para relações mais participativas e transformadoras; a colaboração entre a sociedade civil, o poder público, a iniciativa privada e as organizações da sociedade civil como chave para respostas mais integradas; o grantmaking como prática que valoriza a confiança e a autonomia das organizações; a intencionalidade como postura ética e corajosa diante das desigualdades; e a descentralização como caminho para ampliar vozes e fortalecer lideranças locais.
Parabéns ao GIFE pela curadoria e pela criação de um espaço tão potente de encontros e reflexões. Que todas as discussões e as conexões geradas pelo Congresso inspirem práticas concretas e duradouras, impulsionando um investimento social orientado pela escuta ativa e comprometido com a promoção da autonomia dos territórios
Deixe um comentário