Posted by: Francisco de Lima Roza Comments: 2

Cruz Vermelha São Paulo realiza mutirão de atendimento para pessoas imigrantes e refugiadas no CIC do Imigrante

No dia 29 de abril, a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) promoveu um mutirão de atendimento no CIC do Imigrante. A ação teve foco no suporte integrado a pessoas imigrantes e refugiadas que vivem na cidade de São Paulo e região metropolitana

Com o envolvimento de diferentes frentes e parcerias, a iniciativa se destacou como uma resposta concreta às múltiplas necessidades dessa população.

O mutirão foi realizado em parceria com o CIC do Imigrante e também diversas organizações. O objetivo foi oferecer suporte integrado e facilitar o acesso a serviços essenciais. A ação atendeu pessoas que estão recomeçando a vida longe de seu país de origem.

Ao longo do dia, foram realizados mais de 830 atendimentos, alcançando cerca de 320 pessoas de diferentes nacionalidades. Por fim, o esforço coletivo buscou garantir direitos básicos e promover dignidade a quem enfrenta os desafios do deslocamento forçado

Apoio humanitário e Restabelecimento de Laços Familiares

 

A Cruz Vermelha São Paulo atuou no mutirão com o Programa de Restabelecimento de Laços Familiares, ajudando pessoas imigrantes e refugiadas a se reconectar com familiares separados por crises, conflitos e processos migratórios.

A equipe  também realizou diversos atendimentos de forma segura e sensível, apoiando na manutenção do  contato com a família — mesmo em situações extremas.

Em parceria com a SURF Telecom, a Cruz Vermelha São Paulo distribuiu chips de celular com acesso à internet, facilitando a comunicação com entes queridos e o acesso a serviços digitais essenciais.

Também promovemos o Varal Solidário, com a entrega de roupas e kits de higiene e alimento kit de produtos Mondelez.

 

 

Além disso,  ação no CIC do Imigrante ofereceu, de forma gratuita, uma série de serviços essenciais. O objetivo  em primeiro lugar foi apoiar o acolhimento e a inclusão social de pessoas migrantes e refugiadas.

Entre os principais atendimentos estavam:

  • Regularização migratória para emissão de documentos

  • Entrevistas e cadastro para vagas de emprego

  • Inscrição em cursos de português e capacitações profissionais

  • Atendimento jurídico e também  psicossocial

  • Doação de roupas e itens básicos, por meio do Varal Solidário

  • Doação de chips de celular com internet, por meio do programa de Restabelecimento de Laços Familiares

Esses serviços contribuíram para fortalecer a autonomia e os direitos de quem busca recomeçar a vida no Brasil.

 

 

 

Parcerias que fortalecem a Rede de Apoio

A Cruz Vermelha São Paulo promoveu a iniciativa em parceria com o CIC do Imigrante, contando também com o apoio de diversas organizações e instituições que atuam na defesa dos direitos de pessoas migrantes e refugiadas. Participaram da ação: CRAI Móvel, PAT, Cerzindo, ProMigra, NEMIGDHS, IFSP, Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, Projeto Ponte, CDHIC, Estou Refugiado, Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, ACNUR e OIM.

 

Compromisso com a dignidade e a esperança

Em suma, A presença da Cruz Vermelha São Paulo em ações como essa reafirma, acima de tudo,  nosso compromisso com a promoção da dignidade humana, o apoio a populações vulneráveis e o fortalecimento de redes que possibilitem um recomeço seguro, justo e acolhedor para todos — especialmente para imigrantes e refugiados que buscam reconstruir suas vidas no Brasil.

 

 

 

Por fim, confira a nossa programação de ações em Maio :

 

 

 

 

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress